sábado, 20 de outubro de 2012

02 - O Fim do Mundo: A História (Parte 1)


Ao longo da história da humanidade não faltaram profetas da desgraça. Muitos deles levaram ao próprio homicídio ou suicídio dos seus seguidores. Um dos casos mais mediáticos foi o de David Koresh, que se suicidou com os seus seguidores em Waco, Texas.
Hoje, apregoava-se que o mundo iria acabar. Se o leitor pensa que é a única profecia, desengane-se. Antes de 2012 o possível Fim do Mundo já foi previsto onze outras vezes.
Um breve resumo de quando e o que diziam as supostas teorias:
1 – O Fim por um Buraco Negro:
Quando o Grande Colisor de Hádrons (LHC) iniciou a colisão de partículas em Setembro de 2009, alguns críticos especularam que poderia gerar um buraco negro que significaria o fim do mundo.
No entanto, a preocupação foi em vão: o colisor tem vindo a trabalhar sem consequências desastrosas.
Como se pode ver, nenhuma destas previsões ocorreram. O problema é que, em primeiro lugar, estes “profetas” continuam a proclamar desgraças, mesmo errando sistematicamente. Em segundo, está nas pessoas que os seguem, ou mesmo não seguindo, acreditam nessas ilusões. Por isso, cada vez mais é importante divulgar e "educar" em ciência.

2 – O Fim pelo Gelo:
No seu livro de 1997, GeloO último desastre, o autor Richard Noone previu que em 05 de maio de 2000, os planetas iriam alinhar-se perfeitamente e trariam o fim do mundo, enviando o gelo na direção do Equador da Terra.
Noone argumenta no livro que a deslocação do eixo da Terra, anteriormente ocorrida, tinha coincidido com tremendas mudanças climáticas, como as eras glaciais e que tais "resultados quase inimagináveis" aconteceriam de novo. Nenhuma calamidade ocorreu, e muitos cientistas estão agora preocupados com gelo por um outro motivo: As temperaturas de aquecimento estão progressivamente a causar o degelo.

3 – O Fim por Hale-Boopalipse:
Trinta e nove pessoas, parte de um grupo religioso chamado Heaven’s Gate, na Califórnia, cometeram suicídio quando o cometa Hale-Boop se encontrava no ponto mais próximo da Terra. O grupo acreditava que um OVNI montara vigília no cometa e que iria resgatá-los de um mundo condenado.

4 – O Fim pelo Arrebatamento de Robertson:
Décadas antes da previsão de Harold Camping de 21 de maio de 2011, na TV evangelista, Pat Robertson tinha pregado que, em algum momento da década de 1980, Jesus iria retornar à Terra.
Previsão do arrebatamento de Robertson foi baseado em escritos na Bíblia, Tessalonicenses especificamente, que afirma: ”Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, ao encontro do Senhor no céu”, de acordo com o The Atlantic.
“Sob este cenário apocalíptico, os incrédulos e Satanás serão presos num lago de fogo, onde serão atormentados dia e noite para sempre”, escrito no The Atlantic. “O fogo pode também destruir a Terra e substituí-lo por um novo céu e Terra, onde os crentes e os redimidos, continuarão a história”.

5 - O Fim pelo Alinhamento Planetário:
Alinhamentos planetários têm inspirado muitas previsões do Juízo Final.
O autor Richard Noone previu que o gelo iria dominar o mundo como resultado do alinhamento. E a “arqueólogo psíquico” Jeffrey Goodman afirmou no seu livro de 1977, Nós somos a geração do Terremoto, que ”os terremotos e vulcões desencadearão em todo o mundo e uma fenda irá abrir-se e dividirá a Terra em vários lugares para aliviar o stress produzido pela mudança,” New Scientist.
Mas a desgraça e melancolia também pode desencadear a inovação científica, como ocorreu em 1774 na Frísia, Holanda. Um vigário esperando impulsionar sua congregação divulgou um ”livrinho da desgraça” que dizia que o sistema solar seria destruído durante uma conjunção programada, segundo a New Scientist. Como o pânico entre moradores cresceu, um astrónomo amador construiu um planetário na sua sala de estar para aliviar as preocupações e explicar os movimentos dos planetas, tornou-se o mais antigo planetário mecânico no mundo.

Continuação no Próximo Post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário