quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ao Juíz dos Mortos

Filho de Geb e de Nut, marido de sua irmã Ísis, era ogirinalmente o deus da fertilidade. Representado como um homem barbado, em forma de múmia, usando a Coroa Atef. Suas mãos projetam-se para fora das bandagens, segurando o bastão e o chicote, símbolos da realeza egípcia, sua pele é, muitas vezes, pintada de verde ou de preto.Osíris, depois de ter sido traído e assassinado por seu irmão Seth é trazido de volta à vida por sua irmã/esposa Ísis.
Após voltar do Mundo dos mortos, Osíris ainda mais poderoso, clama por julgamento, e para destronar seu irmão, cria o próprio tribunal e julga a força o traidor.
Osíris torna-se portanto, um Deus funerário, que cuida de todas as almas humanas.
Conta a mitologia que quando alguém morre é encaminhado ao Tribunal de Osíris, para que esta pessoa tenha seu coração pesado. Se a alma tiver um corção leve será libertada caso contrário, conforme o peso da culpa que carrega, ela será condenada a mesma dor e sofrimento que causou aos outros.

Acredita-se também que de tempos em tempos o sombrio deus, ainda enraivecido com a traição, vem à Terra para julgar alguns vivos, ele surge na forma humana e escuta como um bom amigo os problemas das pessoas, se esta pessoa for realmente pura de coração nada acontece porém, se esta pessoa tiver o corção pesado ela será levado ao Tribunal e julgada pelos mortos, conforme o desfecho ela será destinada a viver ou morrer da maneira que convém a sua culpa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário